Tenho 15 anos de trabalho na Agroline Produtos Agropecuários onde passei por várias funções: desde conferência, administrativo, e-commerce, comercial, compras até chegar na diretoria e ter a oportunidade de fazer um M&A. Nesse tempo vivenciei muitas contratações, muitas demissões e sempre muita gente boa chegando e indo, faz parte. Pelas minhas contas eu já devo ter contratado e desligado mais de 300 pessoas. Como gestor temos um papel vital e de suma importância que é a gestão de gente.
E ainda sobre contratações e formações times, me veio um termo em um podcast cujo não conhecia, vindo do Bernardo (Bernardinho) Rezende, contrate/tenha equipes P.H.D. Aqui ele explica, citando exemplo do Serginho (Escadinha), o quão importante é termos times formados por pessoas P.H.D., poor, hungry and driven, ou seja pessoas, “pobres”, “famintas” e “motivadas” e desde de então falo muito disso com meus liderados e sempre busco essas qualidades nas pessoas que estou entrevistando para formar nossas equipes.
Há cerca de cinco anos, tínhamos uma vaga de repositor de mercadoria em Campo Grande – MS. O gerente da unidade, Claudiney Faria de Resende, sugeriu um candidato que, à primeira vista, não me inspirava confiança, principalmente e por ter ganhado um bom salário anteriormente. Eu achava que ele não ficaria nem um mês na posição com salário de R$ 1.500,00. No entanto, a insistência do Claudiney me fez dar uma chance e, mesmo com dúvidas, contratamos.
Logo nos primeiros dias, observando vi que estava fazendo um trabalho diferente, chegava cedo, antes de todos, quando a loja era aberta ele ajudava a moça da limpeza e no seu horário estava no posto. Sempre muito focado e motivado, vendo o motor da nossa empresa que era vendas, logo ele viu as oportunidades que ele mesmo conseguiria se fizesse um bom trabalho no setor que estava, podendo galgar ser um vendedor. Com pouco tempo, ele passou de repositor para conferente, e de conferente para vendedor. Após 1 ano, já promovido para equipe de vendas, mesmo sem conhecer da área agropecuária, sem carteira de clientes, buscou, estudou, aprendeu, trabalhou, ligou tudo partindo dele próprio e se tornou um dos melhores vendedores da filial.
Logo essa função também se tornaria pouco para quem está obstinado e quer realizar, e observando o crescimento e abertura de filiais começou a buscar conselhos para se tornar um gerente. Há cerca de um ano Elias Malaquias Ferreira é o gerente da unidade da Agroline de Cáceres no MT, onde ele aceitou o desafio de mudar de cidade e ser o gestor da filial. Lá ele tem aprendido todos os dias, vem ganhando seu espaço, fazendo um ótimo trabalho com sua equipe.

Tenho certeza que esse é só o começo, se continuar estudando, buscando, não perdendo o espirito de aspirando, ainda vai muito longe. Meu amigo, conte sempre comigo, você é f*da! E como prometido meu primeiro post no linkedin, seria contando sua história dentro da empresa.
Espero que essa história, motive, inspire, profissionais e gestores a se desenvolverem e a montarem equipes P.H.D.s”.